quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Atitudes


Cada situação é uma encruzilhada. Cada passo é uma escolha que pode mudar tudo.
Talvez seja exatamente por isso que é tão difícil nos mantermos fiéis aos sentimentos que mais desejamos experimentar: alegria, auto-estima, gentileza, amor.
Um passo em falso ... e tudo se modifica. O que era amor pode se transformar em ciúmes, egoísmo, raiva, medo. O que era alegria vira dúvida, desesperança, tristeza. O que era auto-estima vira insegurança, agressividade, dor. E o que era gentileza pode se transformar em intolerância, desistência, arrogância.
Uma atitude, uma escolha e tudo pode mudar ! E isso me faz lembrar que precisamos começar a agir. Sempre agir. Cada passo precisa ser uma ação consciente, atenta, lúcida.

E para que isso se torne possível, só há uma maneira, destruindo os velhos hábitos que já não nos interessa e no lugar deles construirmos novos, que revelem uma nova direção, um novo caminho, pois os sentimentos dificéis continuarão dentro de nós, mas em vez de reagirmos a eles, podemos decidir por uma nova ação.
Quando ainda não soubermos qual a nova ação que podemos ter diante de um sentimento dificil, fiquemos em silêncio, para que possamos respirar fundo, entrar em contato com o que estamos sentindo, reconheçendo o que estamos deixando nos atingir pelo que está acontecendo e simplesmente esperemos, em silêncio, até que consigamos encontrar, dentro de nós, uma nova maneira de agir diante de velhos sentimentos.

"Oportunidades são como àguas de um rio; por mais que pareçam iguais, nunca passam duas vezes pelo mesmo lugar"

Nenhum comentário: